Quando um homem recebe um diagnóstico de câncer de próstata, o tempo de vida passa a ser uma questão preocupante para ele.
Então, é muito comum surgirem dúvidas sobre prognóstico e outros questionamentos como possibilidade de cura e opções de tratamento.
Mas é importante mencionar que, atualmente, a partir dos novos tratamentos, a maioria dos pacientes, especialmente aqueles com câncer localizado, vivem ao menos 5 anos ou mais após o diagnóstico.
Este texto visa esclarecer algumas dessas questões, leia até o final.
Câncer de próstata: tempo de vida e possibilidade de cura
Portanto é, de fato, uma condição séria; no entanto, como mencionado anteriormente, muitos homens vivem longos anos após o diagnóstico, especialmente quando a doença é detectada precocemente.
A principal razão é porque na atualidade estão disponíveis melhores condições de rastreio e opções variadas de tratamento.
Mas, ainda assim, a possibilidade de cura varia significativamente dependendo de vários fatores, como o estágio do câncer no momento do diagnóstico, a agressividade do tumor e a saúde geral do paciente.
É importante entender que quando se fala de câncer de próstata, tempo de vida é apenas uma estimativa, que é baseada em estatísticas gerais, geralmente realizadas com grupos grandes, então, não é possível dizer com exatidão para casos específicos.
Por exemplo, para cânceres localizados ou confinados à próstata, as opções de tratamento tendem a ser muito eficazes, e a possibilidade de cura completa é alta.
Estatísticas
Para se ter ideia, em informações do Cancer Research UK, do Reino Unido, cânceres em estágio 1 e 2 têm prognóstico de tempo de vida 5 anos ou mais após o diagnóstico em praticamente 100% dos casos.
Já no estágio 3, este prognóstico de 5 anos ou mais pode ser aplicado a 95% dos casos.
Por outro lado, quando é um câncer de próstata avançado, a questão tempo de vida pode não ter uma resposta exata, porque esse estágio da doença apresenta desafios maiores.
Quando a doença se classifica como avançada, ela provavelmente já se espalhou para outras partes do corpo (metastático), e o foco pode ser mais sobre o controle da doença e a melhoria da qualidade de vida do que sobre a cura completa.
Por exemplo:
Em câncer de próstata com metástase óssea, no estágio 4, o tempo de vida de 5 anos anos ou mais pode ocorrer em 50% dos casos, de acordo com a mesma estatística mencionada acima.
Já de acordo com as estatísticas do Câncer American Society, no estágio avançado (metástase), o percentual de sobrevida em 5 anos seria de 34%.
Porém, mesmo em estágios mais avançados, como câncer de próstata avançado ou com metástase óssea, os tratamentos disponíveis hoje podem prolongar a vida e gerenciar os sintomas eficazmente.
Taxas de sobrevivência relativa a 5 anos para câncer de próstata
Tratamentos para o câncer de próstata
Muitos fatores individuais determinam a escolha dos tratamentos para o câncer de próstata, que variam amplamente.
As opções incluem:
- Cirurgia: utiliza-se frequentemente a prostatectomia radical para remover completamente a próstata em casos de câncer confinado à glândula. Pode-se realizá-la de forma aberta ou por cirurgia robótica, que apresenta menos tempo de internação, menos riscos e recuperação mais tranquila.;
- Radioterapia: utilizada tanto de forma curativa em cânceres localizados, quanto para alívio de sintomas em casos mais avançados;
- Terapia hormonal: frequentemente usada para tratar cânceres de próstata que não são candidatos à cirurgia ou radioterapia, ou que se espalharam para outras partes do corpo;
- Quimioterapia: geralmente reservada para câncer de próstata mais agressivo ou que se tornou resistente a outras formas de tratamento;
- Tratamento focado em metástases: Em casos de metástase óssea, incorpora-se tratamentos específicos para fortalecer os ossos e reduzir a dor.
Em geral, quanto mais cedo se diagnostica o câncer de próstata, mais opções de tratamento se tornam possíveis e, consequentemente, também pode aumentar a sobrevida do paciente.
Por isso, é imprescindível que homens a partir dos 45-50 anos frequentem regularmente o urologista, para realizar os exames de rastreamento necessários e indispensáveis, que são o exame de toque e o PSA.
Dessa forma, é possível detectar o câncer de próstata em estágio inicial e otimizar o tratamento.
Diagnóstico e tratamento do câncer de próstata: consulte-se com Dr José Vetorazzo
Conhecer as opções de tratamento e ter uma compreensão realista dos prognósticos pode ajudar os homens a enfrentarem o câncer de próstata com maior confiança e a tomarem decisões informadas sobre sua saúde.
É muito importante que todos os pacientes discutam suas opções de tratamento com seus médicos, considerando suas preferências pessoais e objetivos de cuidado.
A consulta regular com um urologista experiente é fundamental para uma gestão eficaz da saúde, especialmente após um diagnóstico de câncer de próstata.
Mas é muito importante também ter confiança no médico e sua expertise, para tomadas de decisão assertivas em relação ao plano de tratamento mais adequado a depender do estágio da doença.
Então, se você foi diagnosticado com câncer de próstata e quer se consultar com um urologista que tem experiência, expertise e inspira confiança, conheça o Dr José Vetorazzo.
Ele é um médico urologista com formação internacional, com ampla experiência no tratamento do câncer de próstata e outras condições do trato urinário, o que inclui a cirurgia robótica de próstata.
Com mais de 10 anos de experiência, o Dr. Vetorazzo já fez milhares de atendimentos relacionados à saúde urológica, tanto para os tratamentos clínicos quanto para os cirúrgicos.
Além disso, todos os seus tratamentos são sempre individualizados e humanizados, portanto, conquistou alto grau de satisfação de todos os seus pacientes.
O Dr. José Vetorazzo possui certificação pela Intuitive Surgical para realizar cirurgias robóticas com a plataforma dos robôs Da Vinci (Da Vinci Surgical System). Com esse sistema, está apto a tratar diversos problemas urológicos, alcançando precisão e eficácia excelentes.