Será que é possível fazer a prevenção do câncer de próstata?
É importante ter conhecimento dos fatores que podem ajudar na prevenção porque essa é uma das doenças mais comuns entre homens, especialmente aqueles acima dos 50 anos.
De acordo com os dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), mais 72 mil novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados no biênio 2023 a 2025.
Por isso, entender como se forma o câncer de próstata, os fatores de risco associados e as medidas preventivas pode ajudar a reduzir as chances de surgimento da doença.
Neste texto, seguem cinco iniciativas importantes para a prevenção do câncer de próstata.
Prevenção ao câncer de próstata: entenda os fatores de risco
O câncer de próstata é uma doença que costuma atingir os homens a partir dos 50 anos, por isso, é considerada uma doença do envelhecimento.
Existem diversos fatores de risco para o surgimento desta neoplasia, e como já citamos, a idade é o principal deles, já que as estatísticas comprovam que a maioria dos casos ocorre em homens acima dos 65 anos. Outros fatores incluem:
- Histórico familiar de câncer de próstata;
- Raça, com homens afrodescendentes enfrentando um risco maior;
- Obesidade e outras doenças metabólicas;
- Tabagismo;
- Mutações genéticas específicas também podem aumentar a predisposição ao câncer de próstata. Por exemplo, homens que portam os genes BRCA2, CHEK2 , ATM , PALB2 e RAD51 podem desenvolver câncer de próstata mais jovens.
Embora não exista uma estratégia comprovada para prevenir o câncer de próstata, não é de hoje que os estudos médicos relatam os benefícios de ter uma vida saudável e equilibrada, que permite até reduzir os riscos do surgimento de várias doenças.
Portanto, conheça as principais medidas que podem ajudar um homem a reduzir os riscos de ter o câncer de próstata.
Mantenha um estilo de vida saudável
A atividade física regular e a manutenção de um peso saudável são essenciais e estão entre as formas para a prevenção do câncer de próstata.
Exercícios na maioria dos dias da semana ajudam a regular os hormônios, incluindo os androgênios, que podem influenciar o crescimento do câncer de próstata, além de auxiliar também na manutenção do peso adequado.
Além disso, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool contribui para uma melhor saúde geral e ajuda na prevenção de múltiplas formas de câncer.
Adote uma dieta protetora
Estudos científicos estão comprovando que existem alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata.
O livro “A Ciência do Viver Bem, além do câncer”, do Prostate Cancer Foundation, que é um guia do bem-estar, revela que 42% dos cânceres são preveníveis com medidas de saúde e bem-estar, que podem começar na alimentação.
A alimentação na prevenção do câncer de próstata orienta dietas ricas em frutas, vegetais e fibras, e pobres em gorduras saturadas, que têm sido associadas a um risco reduzido.
Alimentos ricos em licopeno, como tomates, e em antioxidantes, como frutas e vegetais variados, além de chás verdes, são recomendados.
Reduzir o consumo de carne vermelha e processada e aumentar a ingestão de peixes também pode diminuir o risco de desenvolver a doença. A explicação é que a carne favorece a inflamação do organismo e o risco cardiovascular.
Segundo o World Cancer Research Fund, o ideal é consumir apenas 500 gramas de carne vermelha cozida por semana.
Além disso, a redução do consumo de laticínios e o aumento do consumo dos cereais integrais também podem contribuir para a prevenção de diversas doenças.
Controle das comorbidades
Identificar e gerenciar condições como hipertensão, diabetes e colesterol não é apenas uma questão de controle dessas doenças em si, mas também uma estratégia preventiva importante contra o câncer de próstata e outras doenças graves.
Entenda os motivos:
Redução da inflamação crônica
Tanto a diabetes como a hipertensão e altos níveis de colesterol podem contribuir para estados inflamatórios crônicos no corpo.
A inflamação crônica é um fator de risco conhecido para o desenvolvimento de vários tipos de câncer, incluindo o de próstata.
Controlar essas condições ajuda a reduzir a inflamação, diminuindo potencialmente o risco de transformações celulares malignas;
Redução de complicações e melhoria da imunidade
Controlar essas comorbidades não só ajuda a manter o sistema imunológico mais forte, mas também reduz a ocorrência de outras complicações.
Essas complicações podem afetar negativamente a capacidade do corpo de combater células cancerígenas ou recuperar-se de tratamentos contra o câncer.
Prevenção de metástases
Estudos sugerem que a diabetes e problemas de colesterol podem estar associados a um risco aumentado de câncer de próstata mais agressivo e metastático.
Manter essas condições sob controle pode ajudar a prevenir a progressão para estágios mais avançados da doença.
Realize exames periódicos
A detecção precoce é vital para o tratamento eficaz do câncer de próstata.
Homens acima de 50 anos, ou aqueles com alto risco já mencionados acima, devem discutir com seus médicos sobre o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame de toque retal.
Esses exames podem identificar alterações na próstata que podem ser indicativas de câncer, e possibilitar o início de um tratamento precoce, caso o paciente realmente esteja com câncer de próstata.
Essa medida preventiva é muito importante porque, geralmente, o câncer de próstata não apresenta sintomas em seus estágios iniciais, por isso, os exames de rastreamento são essenciais.
Dessa forma, é fundamental que os homens se conscientizem sobre a necessidade de frequentar o urologista com regularidade, para ter mais conhecimento sobre a saúde masculina e tratar quaisquer condições de forma precoce, o que permite mais chances de sucesso no tratamento.
Participe de campanhas de conscientização
O dia da prevenção do câncer de próstata é 17 de novembro, por isso, durante este mês há diversas iniciativas neste sentido.
Dessa forma, engajar-se em campanhas como o Novembro Azul, que foca na conscientização sobre o câncer de próstata, é uma forma eficaz de disseminar informações sobre a doença e sua prevenção.
O Ministério da Saúde e diversas organizações de saúde promovem eventos e materiais educativos que podem ajudar homens a entenderem melhor a importância da prevenção ao câncer de próstata.
Prevenção do câncer de próstata: consulte-se com o Dr. José Vetorazzo
Sobretudo, a prevenção do câncer de próstata começa com a conscientização e a adoção de um estilo de vida saudável.
Ao entender os fatores de risco e tomar medidas proativas, como manter uma dieta adequada e realizar exames regulares, homens podem significativamente diminuir suas chances de desenvolver esta condição séria.
Lembre-se que a prevenção, detecção precoce e tratamento adequado do câncer de próstata salvam vidas.
Então, se você está na idade de começar a se consultar de forma regular com um urologista, conheça o Dr José Vetorazzo.
Saiba que, antes de mais nada, ele é um médico urologista com formação internacional, com ampla experiência nos tratamentos do trato urinário, o que inclui a cirurgia robótica de próstata e para outras diversas condições.
Com mais de 10 anos de experiência, o Dr. Vetorazzo já fez milhares de atendimentos relacionados à saúde urológica, tanto para os tratamentos clínicos quanto para os cirúrgicos.
Além disso, todos os seus tratamentos são sempre individualizados e humanizados, portanto, conquistou alto grau de satisfação de todos os seus pacientes.
O Dr. José Vetorazzo possui certificação pela Intuitive Surgical para realizar cirurgias robóticas com a plataforma dos robôs Da Vinci (Da Vinci Surgical System). Com esse sistema, está apto a tratar diversos problemas urológicos, alcançando precisão e eficácia extraordinárias.