Endereço

Rua Joaquim Floriano, 820, cj 84 Itaim
Bibi – São Paulo SP

Contatos

(11) 98856 6194

drvetorazzo@gmail.com

Blog

Próstata aumentada: causas, sintomas, como identificar e tratar

Sentado na cama, homem com sintomas do câncer de próstata coloca as mãos nas costas

Você sabia que a próstata aumentada, também conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB) ou hiperplasia prostática, é uma condição comum que afeta muitos homens à medida que envelhecem? 

Este distúrbio urológico pode causar desconforto significativo e impactar a qualidade de vida, mas felizmente, é tratável. 

Aqui exploramos o que é próstata aumentada, causas desta condição urológica, sintomas associados, formas de diagnóstico e os tratamentos disponíveis.

Próstata aumentada: o que pode ser?

Em primeiro lugar, você deve entender o que é a próstata, que trata-se de uma glândula pequena, do tamanho de uma castanha, situada abaixo da bexiga dos homens e bem na frente do reto, numa região na qual ela envolve  a uretra. 

Por isso, a glândula pode ser acessada através do exame de toque retal e também do canal da urina (uretra).

Essa é uma estrutura importante do sistema reprodutor masculino e produz um fluido seminal fundamental para a fertilidade masculina. 

É importante saber que essa glândula em um homem jovem pesa cerca de 20 gramas, porém, o aumento da próstata é um fenômeno natural à medida que os homens envelhecem.

Esse aumento se dá a partir de um crescimento, principalmente, das células da região central da glândula, conhecida como zona de transição. 

Apesar disso, é importante ressaltar que próstata aumentada e câncer não têm relação. Esse aumento de células não vai se transformar em um câncer, no entanto, em alguns casos, o aumento pode ser suficientemente significativo para causar sintomas muito desagradáveis e complicações.

Como resultado, esse aumento pode pressionar a uretra e restringir o fluxo de urina, causando vários sintomas urinários e, em alguns casos, afetando a função sexual.

Causas da próstata aumentada

A causa exata da hiperplasia prostática benigna ainda é parcialmente desconhecida, mas alguns fatores estão claramente ligados ao desenvolvimento dessa condição:

  • Idade: quase todos os homens podem experimentar algum grau de aumento prostático após os 50 anos. Nesta idade, cerca de 50% dos homens já apresentam próstatas com dimensões aumentadas. Esse número aumenta com o avanço dos anos, tanto que aos 70 anos, 70% dos homens estão com a próstata grande;
  • Desequilíbrios hormonais: alterações nos níveis hormonais, como um aumento na proporção de estrogênio para testosterona, podem estimular o crescimento da próstata;
  • Fatores genéticos: homens com histórico familiar de HPB têm maior probabilidade de desenvolver a condição.

Próstata aumentada: quais os sintomas?

Os sintomas da próstata aumentada variam, mas os mais comuns incluem:

Infografico com os sintomas da hiperplasia prostática, que são: Demora para iniciar a micção;

Necessidade de fazer força para urinar;

Jato de urina fraco ou interrompido;

Sensação de bexiga não completamente esvaziada;

Noctúria;

Aumento da frequência urinária durante o dia;

Urgência urinária;

Infecções urinárias recorrentes;

Urina com sangue;

Formação de pedras na bexiga.

Em casos mais graves, a HPB pode levar a complicações como danos na bexiga e até mesmo insuficiência renal.

Próstata aumentada causa impotência?

Essa é uma dúvida bastante comum dos homens, já que pode haver alterações nas funções erétil e ejaculatória de quem têm HPB.

Porém, não é a próstata aumentada que causa a impotência diretamente, mas acredita-se que a compressão que a glândula ampliada exerce sobre os nervos  responsáveis pela ereção pode impactar na função erétil.

Quando a glândula está muito grande também prejudica a ejaculação, que ocorre pela uretra, canal que estará obstruído por essa condição urológica. 

Diagnóstico de próstata aumentada

“Procure um urologista para avaliar a saúde da sua próstata porque a HPB pode atrapalhar muito a qualidade de vida dos homens e é muito frequente”

Se você tem mais de 50 anos e identificou que está com esses sintomas mencionados, o primeiro passo é procurar um urologista para avaliar a sua próstata para ter um diagnóstico preciso, que começa com uma avaliação clínica que inclui:

  • Exame físico, especialmente o exame de toque retal;
  • Análise de urina para excluir infecções ou outros problemas urinários;
  • Testes de sangue, incluindo a medição do PSA (Antígeno Prostático Específico), para descartar câncer de próstata, que pode se manifestar paralelamente à HPB;
  • Estudos de fluxo urinário e ultrassonografia para avaliar o impacto do aumento da próstata no trato urinário.

Próstata aumentada: como diminuir?    

O tratamento da HPB depende da gravidade dos sintomas, tamanho da próstata e condição geral de saúde do paciente. As opções incluem:

Medicamentos

Os remédios para próstata aumentada podem ser os alfa-bloqueadores e inibidores da 5-alfa-redutase, que aliviam os sintomas, diminuindo o tamanho da próstata ou relaxando os músculos próximos para facilitar a passagem da urina.

Procedimentos minimamente invasivos

São diversas técnicas que podem ser indicadas para tratamento minimamente invasivo da próstata.

Entre elas, a vaporização com o Green Laser. Este método utiliza um procedimento endoscópico, sem necessidade de cortes, no qual um laser é empregado para eliminar o tecido da próstata que causa obstrução. 

Dessa maneira, com esse laser de alta potência, o tecido aumentado da próstata é vaporizado, liberando o fluxo urinário e melhorando significativamente os sintomas associados à HPB. 

Outra técnica minimamente invasiva é o HoLEP (Enucleação da Próstata com Laser Holmium). 

Esse método utiliza a energia do laser de Holmium para remover tecido prostático que obstrui a uretra, sendo uma alternativa eficiente às técnicas mais invasivas, como a ressecção transuretral da próstata (RTU) ou a prostatectomia aberta, independente do tamanho da próstata. 

Além dessas opções, uma moderna abordagem também vem sendo utilizada no tratamento da HPB: o Rezum.

Comparativamente menos agressivo que a RTU e outros procedimentos a laser ou cirúrgicos, a técnica envolve a introdução de uma agulha fina através da uretra até a próstata.

Guiado por câmera, o urologista faz a aplicação de injeções de vapor d’água, que ao aquecer, por consequência, diminui o tecido prostático.

Esse procedimento tem como vantagem a preservação das funções sexuais, sendo uma opção direcionada que minimiza impactos em tecidos adjacentes.

Arte de ebook sobre o procedimento Rezum

Cirurgia

Em casos mais severos, procedimentos como a ressecção transuretral da próstata (RTU) ou a cirurgia robótica são opções.

Com a RTU, a remoção de tecido prostático obstrutivo é realizada através da uretra, utilizando um instrumento chamado ressectoscópio. Essa técnica permite uma recuperação dos sintomas de maneira rápida. 

Durante o procedimento, o paciente recebe anestesia para que o especialista possa acessar e remover o excesso de tecido prostático, evitando cortes externos.

Já a cirurgia robótica é uma técnica cirúrgica auxiliada por braços robóticos, que proporciona ampla precisão e uma visão ampliada da área a ser operada. 

Com essa técnica, são realizados pequenos cortes abdominais, possibilitando a remoção precisa da próstata ou de partes dela nos casos de próstata bastante aumentadas de tamanho. 

Gerenciamento e prevenção da HPB

A manutenção de um estilo de vida saudável, incluindo dieta adequada e exercícios regulares, também pode ajudar a gerenciar os sintomas da HPB. 

Além disso, consultas regulares com um urologista são essenciais para monitorar a condição e ajustar o tratamento conforme necessário.

Procure o Dr José Vetorazzo para diagnóstico e tratamento da próstata aumentada

Saiba que a próstata aumentada é uma condição gerenciável com múltiplas opções de tratamento disponíveis. 

Entender as causas, reconhecer os sintomas rapidamente, e buscar diagnóstico e tratamento adequados são fundamentais para manter uma boa saúde urinária e qualidade de vida. 

Homens com sintomas ou em risco devem consultar um urologista para um plano de tratamento personalizado e eficaz.

Em suma, se você está precisando de um médico que é especialista no tratamento das condições da próstata, procure o Dr. José Vetorazzo.

Ele é um médico urologista com formação internacional, com ampla experiência nos tratamentos do trato urinário, o que inclui a cirurgia robótica de próstata, cirurgias a laser e a técnica Rezum.

Com o Dr. Vetorazzo, o tratamento da HPB é sempre personalizado. Na consulta ou após os exames, ele poderá informar se os medicamentos para próstata aumentada  são suficientes para tratar a condição ou se o paciente deve passar por algum procedimento para diminuir o aumento prostático.

Com mais de 10 anos de experiência, o Dr. Vetorazzo já fez milhares de atendimentos relacionados à saúde urológica, tanto para os tratamentos clínicos quanto para os cirúrgicos, com ampla satisfação dos pacientes.

Tirinha para agendamento de consultas com imagem do Dr Vetorazzo

Conteúdos

Leia também

Homem idoso sentado em cama demonstra preocupação com próstata aumentada e é candidato ao procedimento rezum

Rezum: Guia Completo

Rezum é uma terapia minimamente invasiva destinada ao tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), uma…

Mão enluvada segura tubo de ensaio com sangue. É importante entender a tabela de PSA por idade

Tabela de PSA por idade: uma guia sobre a saúde da glândula

O Antígeno Prostático Específico, conhecido como PSA, é uma proteína produzida pelas células da próstata.  …

Médicos durante procedimento médico para a próstata. Rezum pelo SUS não está disponível

Rezum pelo SUS está disponível?

Rezum pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ainda não está disponível, especialmente porque esse método…

O que é câncer de rim? Médico faz recorte em representação de rim para mostrar estruturas do órgão

Câncer no rim: causas, sintomas e tratamento

O câncer no rim se desenvolve a partir do crescimento descontrolado de células neste órgão…