Endereço

Rua Joaquim Floriano, 820, cj 84 Itaim
Bibi – São Paulo SP

Contatos

(11) 98856 6194

drvetorazzo@gmail.com

Blog

Próstata aumentada: como diminuir e reduzir desconfortos?

Homem com pose pensativa com mão no queixo reflete sobre a próstata aumentada e como diminuir

Homens acima dos 50 anos frequentemente enfrentam o desconforto da hiperplasia prostática benigna (HPB), quadro também conhecido como próstata aumentada.

Dessa forma, sabemos que, quando o tema é próstata aumentada, como diminuir é uma das principais perguntas que os homens fazem ao receberem o diagnóstico do urologista.

Existem várias abordagens que ajudam a tratar essa condição, como a terapia medicamentosa ou procedimentos cirúrgicos invasivos e não invasivos.

Neste texto, apresentaremos os métodos eficazes para diminuir a próstata aumentada, destacando os benefícios e desvantagens de cada opção de tratamento.

Como diminuir a próstata aumentada: métodos cirúrgicos e não cirúrgicos   

Em primeiro lugar, é necessário entender por que a próstata aumenta. Saiba que esse é um processo natural e benigno que ocorre no corpo dos homens à medida que envelhecem.

O aumento da glândula masculina tem dois períodos de crescimento: na puberdade e na fase adulta (após os 25/30 anos). 

Quando esse crescimento é demasiado, pode configurar a HPB e causar dificuldades urinárias e outros incômodos, que prejudicam muito a qualidade de vida do homem. 

Entre os sintomas desconfortáveis, estão:

Infografico com os sintomas da hiperplasia prostática, que são: Dificuldade para urinar: diminuição do jato urinário, aumento da frequência urinária, especialmente à noite, ou uma sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga; Alterações no fluxo urinário: jato urinário intermitente ou sensação de esforço para manter o fluxo; Presença de sangue: sangue na urina ou no sêmen pode ser um indicativo de câncer de próstata avançado; Dor pélvica: dor constante na região pélvica, quadris ou costas, que não é causada por exercícios ou lesões óbvias; Urgência miccional: vontade súbita de ir ao banheiro pode estar associada a comprometimento da bexiga por um tumor avançado; Ejaculação dolorosa; Diminuição do volume ejaculatório.

No entanto, existem diversas abordagens cirúrgicas e não cirúrgicas para gerenciar e tratar essa condição, mas vai depender da avaliação do urologista.

Para isso, ele vai solicitar diversos exames que ajudarão no diagnóstico, inclusive, para diferenciar essa condição do câncer de próstata, que também pode apresentar sintomas bastante semelhantes à HPB.

O urologista vai realizar o exame de toque e solicitar exame de PSA, ultrassom da próstata e, caso tenha suspeitas do câncer, também pedirá uma biópsia.

Em primeiro lugar, conheça as alternativas não cirúrgicas:

Medicamentos

Os tratamentos farmacológicos são frequentemente a primeira linha de ação. 

Medicamentos como alfa-bloqueadores e inibidores da 5-alfa-redutase podem efetivamente reduzir os sintomas, relaxando os músculos da próstata e da bexiga ou diminuindo o tamanho da próstata.

Este último efeito pode ser obtido com o uso de inibidores da 5-alfa-redutase. 

Esses tratamentos são benéficos por serem não invasivos, porém, precisam de administração contínua para manter os efeitos, mas também podem ter efeitos colaterais, como queda na pressão arterial ou problemas sexuais.

Mudanças no estilo de vida

Manter um peso saudável, praticar exercícios regularmente e ajustar a ingestão de líquidos e a dieta podem ajudar a controlar os sintomas da HPB. 

Essas medidas são acessíveis e sem riscos, mas geralmente são mais eficazes quando combinadas com outros tratamentos.

Próstata aumentada: como diminuir com métodos minimamente invasivos?

Em muitos casos, também já sabemos que apenas a mudança de estilo de vida ou a terapia medicamentosa não surtem efeitos para a diminuição da próstata.

Dessa forma, os homens vão necessitar de métodos cirúrgicos para ajudar na redução das dimensões da glândula, para diminuir as obstruções e favorecer o comportamento miccional.

Esses métodos apresentados abaixo representam uma forma moderna de tratar a próstata por meio de métodos minimamente invasivos, como o laser ou o vapor de água.

Rezum

Utiliza vapor de água para reduzir o tamanho da próstata. O procedimento é rápido, realizado sob sedação leve, e os pacientes geralmente podem voltar para casa no mesmo dia. 

A principal vantagem é a preservação das funções sexuais, com um período de recuperação relativamente curto.

Saiba mais sobre o Rezum:

Arte de ebook sobre o procedimento Rezum

Vaporização com Green Laser (laser verde)

Este método utiliza um procedimento endoscópico, sem necessidade de cortes, no qual o laser elimina o volume prostático aumentado,  que ocasiona a obstrução da uretra. 

Assim, com a utilização de um laser de alta potência, o tecido prostático é vaporizado, liberando o fluxo urinário e melhorando os sintomas. 

A cirurgia é realizada com a inserção de um dispositivo com câmera pela uretra até alcançar a próstata, onde uma fibra laser superaquece e evapora o tecido excedente.

HoLEP (Enucleação da Próstata com Laser Holmium)

Esse método utiliza a energia do laser de Holmium para remover tecido prostático.

Durante o procedimento, um instrumento chamado ressectoscópio é inserido pela uretra até a próstata. 

Uma fibra laser acoplada ao ressectoscópio emite energia que separa cuidadosamente o tecido prostático da cápsula prostática.

Assim, o tecido enucleado é fragmentado e aspirado para fora do corpo.

Um dos pontos principais entre as principais vantagens da HoLEP é a sua eficácia em tratar próstatas de qualquer tamanho. 

Além disso, oferece outros benefícios significativos, como menor perda de sangue, riscos reduzidos de complicações, uma recuperação mais rápida e uma estadia hospitalar mais curta comparada aos métodos tradicionais.

Outro ponto positivo é que o procedimento HoLEP permite que o tecido removido seja enviado para biópsia, o que pode ser uma vantagem sobre alguns outros procedimentos a laser que vaporizam o tecido e não deixam amostra para análise patológica.

Próstata aumentada: como diminuir com outros tipos de cirurgias

Ressecção Transuretral da Próstata (RTU)

Este é um dos métodos mais comuns para casos graves de HPB. O procedimento envolve a remoção do tecido prostático através da uretra. 

Apesar de eficaz, a RTU pode levar a complicações como sangramento, infecção ou, mais raramente, problemas de ereção.

Prostatectomia aberta 

Recomendada para próstatas muito grandes, essa cirurgia envolve uma incisão no abdômen para remover tecido prostático. 

É o método mais invasivo, com tempos de recuperação mais longos e maiores riscos de complicações, como sangramento e infecções. 

Cirurgia robótica

Essa é uma abordagem moderna e eficiente que utiliza tecnologia robótica para precisão cirúrgica. 

Este método, conduzido por cirurgiões certificados, é possível a partir de um avançado sistema robótico para executar a cirurgia sob controle do cirurgião. 

Sob efeito de anestesia geral, o cirurgião realiza cortes pequenos no abdômen com o auxílio de braços robóticos, o que facilita a extração de partes da próstata e dos tecidos adjacentes de forma muito precisa.

Vantagens e desvantagens de cada tipo de tratamento

Inegavelmente, cada método tem suas vantagens e desvantagens. 

Enquanto tratamentos farmacológicos e mudanças no estilo de vida são menos invasivos e oferecem uma abordagem de baixo risco, eles podem ser menos efetivos para reduções significativas no tamanho da próstata. 

Procedimentos minimamente invasivos, como o Green Laser, HoLEP e Rezum apresentam:

  • Estadia hospitalar mais curta.
  • Menor perda de sangue;
  • Redução nos riscos de complicações;
  • Recuperação mais rápida;

Além disso, o Rezum também apresenta a vantagem adicional de não interferir na função erétil.

A cirurgia robótica, por também ser realizada dentro de uma abordagem menos invasiva, quando comparada à prostatectomia aberta, oferece:

  • Riscos reduzidos de complicações.
  • Menor tempo de recuperação;

Já a cirurgia aberta ou RTU, apesar de serem procedimentos mais arriscados e invasivos, são muitas vezes bastante eficazes para aliviar os sintomas de maneira duradoura, especialmente em casos de aumento substancial da próstata.

Próstata aumentada: como diminuir com o Dr. José Vetorazzo

Ao considerar qualquer tratamento, é fundamental que você converse com um urologista experiente para entender completamente os benefícios e riscos associados. 

E agora que já sabe como diminuir o tamanho da próstata aumentada, entenda que a escolha do tratamento ideal deve sempre levar em conta as necessidades individuais do paciente, sua condição de saúde geral e suas preferências pessoais.

Em suma, se você está precisando de um tratamento para diminuir a próstata aumentada, conheça o Dr José Vetorazzo. 

Ele é um médico urologista com formação internacional, com ampla experiência nos tratamentos do trato urinário, o que inclui a cirurgia robótica de próstata, cirurgias a laser e a técnica Rezum.

Com mais de 10 anos de experiência, o Dr. Vetorazzo já fez milhares de atendimentos relacionados à saúde urológica, tanto para os tratamentos clínicos quanto para os cirúrgicos. 

Além disso, o Dr. Vetorazzo sempre oferece tratamento individualizado e humanizado.

Tirinha para agendamento de consultas com imagem do Dr Vetorazzo

Conteúdos

Leia também

Médicos durante cirurgia robótico para tratamento da hiperplasia prostática

Tratamento da hiperplasia prostática: 4 opções modernas

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição muito comum entre homens acima dos 50…

Homem idoso sentado em cama demonstra preocupação com próstata aumentada e é candidato ao procedimento rezum

Rezum: Guia Completo

Rezum é uma terapia minimamente invasiva destinada ao tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), uma…

Mão enluvada segura tubo de ensaio com sangue. É importante entender a tabela de PSA por idade

Tabela de PSA por idade: uma guia sobre a saúde da glândula

O Antígeno Prostático Específico, conhecido como PSA, é uma proteína produzida pelas células da próstata.  …

Médicos durante procedimento médico para a próstata. Rezum pelo SUS não está disponível

Rezum pelo SUS está disponível?

Rezum pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ainda não está disponível, especialmente porque esse método…