Você tem mais de 50 anos e percebeu que está com dificuldade para iniciar a micção, apresenta jato de urina fraco e urgência urinária? Esses podem ser os sinais de alerta da próstata inchada.
A próstata inchada é um termo popular para um condição conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB), um quadro comum que afeta muitos homens à medida que envelhecem.
Saiba que é muito importante reconhecer esses sintomas, por isso, leia esse texto para entender se a próstata inchada é grave, quais são os riscos e as opções de tratamento disponíveis.
Próstata inchada: quais sintomas?
É muito comum que os homens que têm HPB, cheguem aos consultórios dos urologistas com queixas parecidas, relacionadas ao comportamento miccional.
Isso porque o corpo oferece vários sinais e sintomas da próstata inchada, os mais comuns incluem:
- Dificuldade para urinar: inclui hesitação antes de iniciar a micção e dificuldade para manter um fluxo constante;
- Aumento da frequência urinária: necessidade de urinar mais vezes durante o dia e a noite (noctúria);
- Sensação de esvaziamento incompleto: o homem sente que a bexiga não esvaziou completamente após a micção;
- Jato urinário fraco ou interrompido: a urina flui mais lentamente e pode parar e começar;
- Urgência urinária: necessidade repentina e forte de urinar, que pode ser difícil de controlar.
Saiba mais neste vídeo:
Por que a próstata fica inchada?
A próstata é uma glândula do organismo masculino que fica localizada abaixo da bexiga e envolve a porção inicial da uretra.
É responsável pela produção de um fluido que, junto com o esperma e fluidos de outras glândulas, forma o sêmen. Portanto, é muito importante para a fertilidade dos homens.
Essa glândula apresenta dois picos de crescimento: o primeiro na puberdade e após os 25-30 anos, quando passa a crescer de forma contínua.
No início da fase adulta pesa cerca de 20 gramas, com dimensões que se assemelham a uma castanha:
- Cerca de 3 a 4 cm de comprimento;
- 4 a 5 cm de largura;
- 2 a 3 cm de espessura, resultando em um volume normal de 20 a 30 cm³.
Tabela de peso da próstata por idade
Consequentemente, com o envelhecimento, esse tamanho pode mudar bastante. Portanto, sim, a predisposição para desenvolver HPB aumenta com a idade.
Mas como saber se a próstata está inchada?
“Com 70/80 anos, mais ou menos 80% dos homens vão ter algum grau de aumento do tamanho da próstata, e esse crescimento da próstata pode atrapalhar a micção deles”
Esses sintomas impactam muito a qualidade de vida, porque, em muitos casos, restringem as atividades diárias.
Consequentemente, muitos homens também sentem-se constrangidos pelos sintomas, que podem prejudicar o trabalho, a vida social e até os relacionamentos amorosos.
Como é realizado o diagnóstico da próstata inchada?
Quando os sintomas da próstata aumentada surgem, é preciso buscar ajuda médica. Dessa forma, o médico poderá fazer o diagnóstico, que vai envolver alguns exames, como:
- Exame físico: toque retal para avaliar o tamanho e a consistência da próstata. Aliás, esse costuma ser o primeiro exame de rastreamento que os médicos costumam fazer;
- Exames de urina para verificar infecções ou outras anormalidades, como prejuízo da funcionalidade miccional;
- Teste de PSA (antígeno prostático específico) para ajudar a excluir o câncer de próstata, que pode trazer sintomas bastante semelhantes à HPB;
- Ultrassom da próstata e fluxometria urinária, que podem ajudar a avaliar a gravidade da obstrução.
Tratamentos para próstata inchada
O tratamento para HPB pode variar dependendo da gravidade dos sintomas, portanto, pode ser tanto um remédio para prostata inchada, como outras abordagens terapêuticas:
- Medicamentos: alfa-bloqueadores e inibidores da 5-alfa redutase são comuns para reduzir os sintomas e diminuir o tamanho da próstata;
- Procedimentos minimamente invasivos: técnicas como as cirurgias a laser (Green Laser e HoLEP) e Rezum (procedimento com vapor de água) podem ser usadas para remover o tecido prostático excessivo;
- Cirurgia: em casos mais graves e complexos, procedimentos como a prostatectomia parcial aberta ou robótica podem ser necessários.
Entenda se está com a próstata inchada: consulte-se com o Dr. Vetorazzo
Visitar regularmente um médico especializado em urologia é essencial para homens, principalmente aqueles acima de 45 anos ou com sintomas de HPB.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem prevenir complicações e melhorar significativamente a qualidade de vida.
Reconhecer os sinais de alerta e buscar avaliação médica é o primeiro passo para gerenciar efetivamente a saúde da próstata.
Dessa forma, se você já percebeu os sintomas ou quer evitá-los, procure um médico de confiança, como o Dr. José Vetorazzo, que é especialista no tratamento das condições da próstata.
Ele é um urologista com formação internacional, com ampla experiência nos tratamentos do trato urinário, o que inclui a cirurgia robótica de próstata, cirurgias a laser e a técnica Rezum.
Na consulta ou após os exames, ele poderá informar se o paciente deve tomar medicamentos ou passar por algum procedimento para diminuir o inchaço da próstata.
Com mais de 10 anos de experiência, o Dr. Vetorazzo já fez milhares de atendimentos relacionados à saúde urológica, tanto para os tratamentos clínicos quanto para os cirúrgicos, com ampla satisfação dos pacientes.
Além disso, ele é certificado pela Intuitive Surgical para realizar cirurgias robóticas com a plataforma dos robôs Da Vinci (Da Vinci Surgical System). Com esse sistema, está apto a tratar diversos problemas urológicos.